top of page

APLICATIVOS: LINKBLUCON, GLIMP, XDRIP+ e SPIKE

  • Foto do escritor: Gabriela
    Gabriela
  • 22 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

POST EM CONSTRUÇÃO - VERS 1

Como eu já havia falado no post anterior, o Blucon seria o transmissor que transformaria o Freestyle Libre em um CGM enviando os dados do leitor para um aplicativo de smartphone. E quais seriam estes aplicativos?



1) LinkBlucon (Android e IOS)

É o app oficial da Ambrosia Systems, a empresa que criou o Blucon. Somos levados a pensar que ele seria o melhor entre todos os apps compatíveis, já que foi criado especificamente para o Blucon, mas parece que isto não é verdade.

OS: Vou falar do que tenho ouvido pois nunca usei este app.

Abrindo umas aspas bem grandes:

Lembra do 1º post sobre o Freestyle Libre que comentei sobre um tal de algoritmo? O leitor oficial da Abott tem um algoritmo, um calculo matemático que tenta compensar qualquer variação ou atraso da glicose intersticial e deixar o valor que lemos na tela o mais próximo possível da glicose do sangue.

Ao transformar o Libre em um CGM automaticamente não usaremos o leitor oficial da Abott para visualizar o valor da glicose e portanto perderemos o “benefício” do algoritmo criado e patenteado pela Abott. Se pegarmos só os dados brutos que o sensor captura no liquido intersticial, teremos valores muito diferentes da glicose do sangue.

A maneira de contornar esta falta de algoritmo é usando um outro algoritmo (que não seja patenteado) ou fazendo calibrações, o que significa inserir no aplicativo algumas glicemias feitas com sangue (normalmente 2x ao dia) para tentar “ensinar”ao app como ler os dados brutos do sensor.

Os CGMS existentes hoje em dia (Dexcom e Medtronic) usam este sistema de calibrações. O que aparentemente seria uma desvantagem, pois a pessoa ainda teria que furar o dedo pelo menos umas 2x no dia, talvez torne o sistema mais acurado do que usando um calculo matemático.


Fecha aspas e voltemos para o aplicativo LinkBlucon.



O app da Ambrosia não usava sistema de calibrações quando foi lançado junto com o Blucon, ele aparentemente tinha um algoritmo próprio não muito bom ou informava o valor bruto da glicose intersticial (não sei informar qual das 2 opções). Portanto os valores que apareciam no LinkBlucon não eram tão acurados e confiáveis. A última atualização do aplicativo permite inserir calibrações, mas ele tem outros problemas que listarei a seguir:


A) Não tem conexão com um sistema chamado NightScout que manda as glicemias para um sistema de nuvem. O NightScout permite aos pais de crianças diabéticas que usam CGMs, acompanhar as glicemias dos filhos mesmo a distância.

B) É um pouco frustrante, mas ocasionalmente o sinal bluetooth pode falhar entre o Blucon e o smartphone. Isso porque o Blucon é um dispositivo para adaptação e infelizmente não é perfeito como um CGM de fábrica. Esta perda de sinal interrompe a leitura continua da glicemia e pode acontecer com qualquer um dos apps. Mas o problema com o LinkBlucon é que ele não reconecta automaticamente.



2) Glimp (Android)

Só funciona em celulares Android, foi desenvolvido por um grupo Italiano que assim como a Ambrosia Systems tentaram transformar o Freestyle Libre em um CGM. Antes do Blucon existir algumas pessoas usavam um outro dispositivo (o Sony Smartwatch 3) para fazer a vez do transmissor do Libre e o GLIMP foi criado para receber os dados enviados por este transmissor. Após a criação do Blucon, o Glimp foi atualizado para também ser compatível com ele. O Glimp:

  • Tem conexão com NightScout

  • Possui sistema de calibrações e portanto mostra valores de glicose mais acurados e bem mais próximos da glicose no sangue (muitas vezes até mais acurado do que os valores do leitor oficial da Abott)

aguarde post sobre o GLIMP


3) Xdrip+ (Android) e Spike (IOS).

Me parece que foram criados pelo mesmo grupo de pessoas. Não saberei falar sobre o SPIKE pois uso celular Android e nunca testei ele. Falaram-me que havia uma versão beta do Xdrip para o sistema IOS e que depois criaram o SPIKE para substitui-lo, mas não tenho certeza desta informação.

Conheci o aplicativo Xdrip há pouco tempo, quando recebi o meu Blucon, e estou gostando bastante dele. Foi muito bem recomendado e resolvi testa-lo embora já estivesse acostumada com o GLIMP. Ele também não foi criado para ser usado com o Blucon, já existia para gerenciar os dados de outros CGMs (Dexcom, Medtronic e etc), mas foi atualizado para se tornar compatível com o Blucon. Algumas características que consegui perceber neste pouco tempo de uso são:

  • Também tem conexão com o NightScout

  • Usa sistema de calibrações com glicemia capilar (ponta de dedo) e tem me mostrado valores incrivelmente acurados! OBA!!!!!

  • É similar ao Glimp nas funções básicas e essenciais, mas achei ele com design mais profissional, mais funcional, mais intuitivo e fácil de manusear.

  • Tem funções extras como: previsões de glicemia baseada na inserção dos carboidratos ingeridos e insulina aplicada, calibração automática através da importação de glicemias realizadas em glicosímetros tradicionais com função bluetooth (EX: Contour Next One, fora do Brasil)

aguarde post sobre o XDRIP+
assista AQUI o video (em inglês) do @diabetic_energetic sobre o SPIKE


OBSERVAÇÕES SOBRE TODOS OS APPS:

Todos os aplicativos possuem alarmes para informar quando a glicemia está acima ou abaixo da meta pré-estabelecida, afinal, eles fazem do Libre um CGM.

Algo que sinto falta no GLIMP e XDRIP é a opção de exportar os gráficos da glicemia em formatos imprimíveis e o tratamento dos dados para gráficos e tabelas que avaliem a glicemia de acordo com horários do dia, pre e pós refeições. Seriam dados muito relevantes para serem levados à minha médica. Não sei se o LinkBlucon e o Spike possuem estas funções. ANEXOS:

tabela1. Funcionamento do Freestyle Libre como um monitor Flash

tabela2. Funcionamento do Freestyle libre como um CGM (combo FSL + BLUCON + APP)

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© 2021. Meu Repositório de Informações Sobre DM1 por Gabriela Nogueira Porfirio.

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
bottom of page