top of page

FREESTYLE LIBRE

  • Foto do escritor: Gabriela
    Gabriela
  • 11 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

POST EM CONSTRUÇÃO - VERS 1


Algumas pessoas ficaram na duvida sobre o gráfico da glicemia noturna que postei no instagram. Então vou fazer alguns posts grandões explicando todos os detalhes. A começar pela explicação sobre o FREESTYLE LIBRE.


Em meados de 2016 a Abott lançou no Brasil um novo monitor de glicose chamado Freestyle Libre. A diferença dele para os glicosímetros convencionais é que ele lê a glicose intersticial e não do sangue. Desta forma não é necessário furar os dedos e tirar uma gota de sangue para medir a glicose. O Libre funciona com um sensor que é colocado sobre a pele com um aplicador que parece um carimbo. O aplicador insere um filamento bem fininho debaixo da pele e deixa colado externamente uma pecinha de plástico. Este sensor funciona por 14 dias, quando precisa ser trocado por um novo.


Para verificar a glicose, a pessoa aproxima um aparelhinho (o leitor) em cima do sensor e automaticamente aparece na tela do leitor: 1) o valor da glicose do momento (considerando um pequeno atraso que falarei a seguir); 2) um gráfico com as glicemias das ultimas 8h.

A desvantagem do Freestyle libre é que como a glicose está sendo medida no fluido intersticial (um liquido que fica na camada interna da pele), existirá quase sempre uma diferença entre a medida dele e a medida no sangue. Pois a glicose que ingerimos demora alguns minutos para passar do sangue para a pele. Para tentar compensar este atraso, o leitor da Abott possui um algoritmo. Ele recebe o valor da glicose intersticial enviado pelo sensor e faz um calculo para estimar em quanto está a glicose do sangue naquele mesmo momento. Independente do atraso esperado, segundo a fabricante, as diferenças de valor entre a glicose intersticial e o sangue aumentam quando a glicemia está muito instável (subindo ou descendo muito rápido). Outro motivo para uma diferença grande, é um mal funcionamento do sensor.


Porque que esta diferença entre o Libre e os glicosímetros convencionais é tão importante? Porque os diabéticos usam o valor da glicemia para fazer aplicações de insulina. Se a dose de insulina for calculada com base em um valor de glicemia errado, será aplicada uma quantidade muito alta ou muito baixa de insulina causando hipo ou hiperglicemias.


A seguir, postarei um texto sobre CGMs (do inglês, Continuous Glycemic Monitors ou Monitores contínuos de glicemia) e sobre o BLUCON.

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


© 2021. Meu Repositório de Informações Sobre DM1 por Gabriela Nogueira Porfirio.

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
bottom of page